A FILOSOFIA DO SONIC

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08/01/2010 por Radoc Lobo

Quando se fala da historia que serviu de base para o jogo, é importante
analisar as mensagens que ela traz, a maioria são indiretas.
Sonic, principal personagem da sega, tem uma base muito ampla, com
influências que talvez, nem seus criadores tenham imaginando.
Na década de 1970, o movimento punk estava com força total foi
a época de uma ideologia forte e revolucionaria.
O conceito anarquia não significa bagunça e sim poder ao povo sem um
comando central. Em “A divina comédia” Dante Alighieri faz menção à
sabedoria como sendo um círculo de luz.
Sendo lembrado, também na série Hotweels: “A sabedoria é o ciclo, aquilo que
você receber você tem que devolver”.
A personalidade impulsiva e a imperativa do personagem é um dos elementos
que mostram o sonic é punk.
Na sua historia, sonic traz muitas mensagens subliminares.
A primeira é para enfrentar uma ditadura não se pode ficar parado, precisa ir
sempre em frente e libertar todos que estão presos a um sistema.
Mas não se pode lutar contra um ditador sem preparo.
Outra das mensagens do jogo é que sem conhecimento, simbolizado pelo anel,
a pessoa pode ser facilmente vencida pelo sistema.
A todo o momento, no jogo, Sonic perdia os anéis, isso simbolizava o choque
de uma idéia ao insistir nelas.
É um fato de que só, a pessoa desistiu de uma grande luta após algum tempo
sem vitória, nessas horas é que amigos e companheiros de luta.
Tails é mais que um ajudante, na vida real seria a pessoa ou as pessoas que
indiretamente, mantém o herói no caminho. Por outro lado, a jovem raposa
tem origem numa lenda antiga, da raposa que a cada 1000 anos ganha
mais uma cauda tornando-se mais forte, ou seja, a mensagem do
personagem é: a criança que cresce com bom exemplo, com o tempo
ganha força, com experiência valores que a transformarão em exemplo.
Knuckles é como muitos dizem o rebelde. Na historia ele foi roubado pelo
doutor Eggman (também conhecido como Robotinick).
Muitas pessoas se acostumam com o sistema de governo a ponto até, de lutar
para mantel. Knuckles, porém, se revoltou após perder algo que lhe era muito
importante, a esmeralda mestre, que é a controladora as outras sete
esmeraldas do caos, fontes de grande poder.
Se compararmos aos humanos, são 7 os pecados capitais, porém, sem
vontade de comer, definhamos, torna-se um pecado, um princípio do caos
quando foge do controle. Veja a esmeralda mestra como a razão para
manter o controle, família, bem estar, etc., um objetivo ou algo ou alguém
que se deseja amar e/ou proteger.

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